Aviso


AVISO




Depois de quatro anos com muitas notícias do mundo latino, o Mescla Cultural fecha as suas portas. O blog não será mais atualizado, mas seu conteúdo permanecerá online. Aos leitores, meu muito obrigada por todos esses anos!





Marcadores: , , ,

Shakira

Antes de começar um aviso: vou me focar na sua carreira em lingua espanhola, ok?

Profile: Shakira

Não há palavras para descrever um fenômeno das proporções de Shakira, uma colombiana de Barraquilla que conseguiu conquistar o mercado mundial.

Aos oito anos, Shakira já escrevia e compunha canções. Aos 10, já era celebridade local pela quantidade de festivais que ganhava. Com a ajuda de uma produtora de teatro, conseguiu se mostrar de além-Barraquilla, chamando a atenção de um executivo da Sony Colombia. Seus demos porém não convenceram e só depois de uma audição ao vivo, a cantora foi contratada para gravar três discos pela gravadora.

Então em 1991, aos 14 anos, Shakira lançaria seu primeiro disco: "Magia". O disco ganhou o festival da canção em Viña del Mar, porém foi um fracasso retumbante, vendendo somente 1.200 cópias em toda Colombia e nunca sendo lançado em CD, só em LP e fita cassete. Em 1993, a cantora lança então "Perigo" que tem o mesmo fracasso do primeiro álbum (Tanto que ele sequer consta na discografia oficial da colombiana). Shakira então decide terminar seus estudos e se retira da música.

Em 1995 a Sony entra em contado com a cantora: Quer lançar um disco de músicas rock colombiana e quer usar uma música dos discos anteriores. Shakira se nega veementemente e promete escrever uma nova canção para o disco. Ai surge "¿Dónde estás corazón?", única canção a fazer sucesso desse álbum copilatório. A gravadora então manda avisar: A colombiana tem mais uma chance.

E é ai que a sorte da cantora muda: "Pies descalzos" sai em 1996 vendendo mais de 5 milhões de cópias. Entre as grandes canções desse álbum estão “Un poco de amor”, “Antología”, "Pies descalzos, sueños blancos" e a antológica "Estoy Aqui" (O trava lingua mais famoso dos anos 90, quem aqui no Brasil nunca tentou cantar o refrão e só acertava lá pela vigésima vez?). O álbum vendeu tanto que aqui no Brasil ganhou nova versão com músicas as músicas em português: "Estou Aqui", "Um pouco de Amor" e "Pés Descalços, Sonhos Brancos"

Com a confiança na gravadora em alta, Shakira passa para outro patamar: Se "Pies Descalzos" custou só 100 mil, "¿Dónde están los ladrones?" recebe 3 milhões para a produção. Com este disco Shakira chega a paises inusitados como Holanda e Suiça e vende cerca de 7 milhões de álbuns em todo o mundo. Entre as canções famosas se encontram: "Ciega, sordomuda", "", "Inevitable" e a mais famosa "Ojos así".

Alias, o trecho do documentário abaixo, "Latin Music USA" (Que foi transmitido no Brasil ano passado com o nome de "Música Latina") conta um pouco sobre o processo de criação desse segundo disco e o seguinte e a vontade da colombiana de chegar a outros países:




No ano seguinte a MTV chama Shakira para gravar um Umplugged. Esse foi o primeiro especial a ser exibido na televisão norte-americana por uma artista latina e feito totalmente em espanhol. Só em 2001, a colombiana volta aceitando sua posição de artista bilingue: lança "Servicio de lavandería / Laundry Service" com 9 canções em inglês e 4 em espanhol. O single "Whenever, Wherever" ganhou a versão "Suerte" e entrou nas rádios latino-americanas e espanholas. Apesar dos mais de 14 milhões de discos vendidos, Shakira ainda recebia criticas pela sua opção ao "pop comercial" e principalmente por seu inglês, ainda não aperfeiçoado

Então viriam as Fixações de Shakira: "Fijación oral vol. 1" lançado em 2005 e ganhador de 1 Grammy e 5 latin Grammys. O primeiro single já prometia, "La Tortura" com participação de Alejandro Sanz. Alguns meses depois, Shakira lançaria "Oral Fixation vol. 2", um disco só com canções em inglês. Além da parceria com Sanz, temos os singles: "No", "Día de enero", "La pared" e "Las de la intuición".

No ano passado a colombiana lançou "She Wolf". O disco de sua maioria tem canções em inglês, mas conta com versões como "Loba", "Lo Hecho Está Hecho" e mas recentemente "Gitana".



Além de cantora, Shakira é conhecida pelo seu ativismo social. Em 1995 criou a fundação "Pies Descalzos", para ajudar crianças da Colombia e de países de terceiro mundo. Foi reconhecida pela ONU, pelas ações de sua fundação e em 2006 foi eleita embaixadora da UNICEF.

Apesar das criticas de sua situação de "Estrela-do-pop-nos-EUA-com-pouca-roupa", Shakira vem administrando sua carreira muito bem. Tanto que chegou onde chegou hoje, destruindo o estigma de "cantora latina" e sendo reconhecida internacionalmente, o que seus 60 milhões de discos vendidos não deixam negar.

E só para terminar essa coluna longuíssima (Ufa!), com vocês minha canção preferida: "La Tortura":




3 comentários:

  1. Milena Buarque disse...:

    Adorei o profile! Pois curto bastante a Shakira, e sempre digo que aqui é Shaki desde "¿Dónde estás corazón?".
    Tenho o acústico MTV (ela de cabelo vermelho! rs) e o Laundry Service. Continuo acompanhando sua carreira, mas esses cds são os meus preferidos.

    Muito bom!
    Beijo,
    :*

  1. Juliana Mello disse...:

    Adorei...
    Pior que baixei uma discografia dela que tinha todos esse "albuns fracasso". Eu realmente não gostei quando escutei, acho que até deletei depois de ouvir. Não lembro ao certo, tem tanta discografia nesse pc que é difícil lembrar de cada uma xD

    Bah, La Tortura é o que há <3

    Beijão melbein =*

  1. Anônimo disse...:

    Maravilhosa, tenho orgulho de ser uma Shakifan!

Postar um comentário