Aviso


AVISO




Depois de quatro anos com muitas notícias do mundo latino, o Mescla Cultural fecha as suas portas. O blog não será mais atualizado, mas seu conteúdo permanecerá online. Aos leitores, meu muito obrigada por todos esses anos!





Marcadores: , , , , , , ,

Artistas a favor dos imigrantes

Primeiro uma aspas para quem não sabe o que está acontecendo: A governadora do estado do Arizona, Jan Brewer, promulgou a cerca de um mês, uma lei que criminaliza os imigrantes ilegais, dando poder a policia de deter qualquer pessoa que pareça suspeita. A lei ainda prevê pena a quem ajudar a algum desses imigrantes.

O próprio presidente dos EUA já criticou a lei por ela dar margem a uma possível onda de xenofobia contra os latinos, uma verdadeira "caça as bruxas" aos latinos ilegais.

Várias personalidades latinas e não latinas como Pitbull, Shakira, Juanes, Café Tacvba, Calle 13, Kanye West, Massive Attack, Joe Satriani e Sonic Youth resolveram então boicotar o estado pela lei e garantiram que não voltam lá até alguma mudança no sistema.

Os mexicanos do Maná se juntaram a músicos de peso como Santana e Willie Nelson e gravarão a canção "Claro que se Puede" para arrecadar fundos a fundações que ajudam imigrantes de baixa renda.

A canção faz parte do projeto "Claro que se Puede" onde vários músicos como Reyli e Mario Domm do Camila gravarão canções para um disco chamado " Proyecto de Amor/Love Project".

2 comentários:

  1. Karen disse...:

    Essa lei é tão amoral, não faz sentido nenhum.

    Eu indico para quem quiser um filme chamado "Um dia sem mexicanos", em que uma neblina cobre uma cidade e todos os latinos somem nesse dia. Retrata muito bem o que acontece com eles nos EUA, são tratados como cachorros mas quando desaparecem não tem quem possa fazer seu serviço e o sistema entra em colapso.

    Enfim, eu estou indignada com essa lei, mas o próprio Arizona já começou a sofrer. Além do boicote artistico, já está sofrendo com o boicote turistico além de estar passando por uma forte recessão.

    Além do mais, desculpa, mas merecem, mais de 75% dos americanos do estado concorda com a Lei. Então eles mesmos deveriam fazer os "serviços degradantes" que eles consideram baixos demais para um americano e deixam para os latinos ilegais que aceitam qualquer coisa em troca de dinheiro.

  1. Esse tema é bem complexo...

    Eu sou totalmente contra a lei pelo simples motivo de considerar qualquer pessoa suspeita e portanto dá margens a preconceitos além de criar um clima xenófobo no local.

    No entanto, também não acho que se deve considerar imigrantes ilegais como coitadinhos que sofrem... ninguém vai parar ilegalmente em outro país sem saber muito bem o que está fazendo (claro que existem exceções como tráfico sexual e talz..)

    De toda forma, esse é um problema que só será solucionado quando todos os países/cidades atingirem um nível de desenvolvimento satisfatório a ponto de ninguém pensar em sair de sua cidade natal para fazer a América!

Postar um comentário