Aviso


AVISO




Depois de quatro anos com muitas notícias do mundo latino, o Mescla Cultural fecha as suas portas. O blog não será mais atualizado, mas seu conteúdo permanecerá online. Aos leitores, meu muito obrigada por todos esses anos!





Marcadores: , , ,

Fito & Fitipaldis

Em uma "batalha" onde cada dia eu via um grupo diferente na frente da enquete, ganhou a experiência (Não que o estopa não tenha, mas o Fito tem muito mais tempo de estrada). Com vocês o perfil dessa semana:

Profile: Fito & Fitipaldis

O grupo foi criado por Adolfo "Fito" Cabrales em 1998 com a intenção de tocar algumas músicas que não tinham o perfil de sua outra banda "Platero y Tú".

O primeiro disco "A puerta cerrada" se focava em temas acusticos (Ficando longe do som mais "rockeiro" do platero) e que para surpresa de todos fez sucesso e vendendo muito mais do que as 10.000 cópias que o grupo havia mandado produzir inicialmente.

As duas bandas de Fito conviveram pacificamente, até que em 2001 a Platero acabou e ele decidiu se dedicar exclusivamente aos Fitipaldis. Nesse mesmo ano sai "Los sueños locos" que apesar de seguir a ideologia do primeiro disco mistura inúmeros ritmos em sua musicalidade como soul, blues, flamenco, tex-mex e guitarras hawaianas.

O disco que iria ser referencia da banda sairia em 2003: "Lo más lejos, a tu lado". Canções como "Soldadito marinero", "La casa por el tejado" e "Whisky barato" simplesmente ganharam o fascinio do público que não parava de crescer.


Depois de definitivamente chegar ao grande público, a banda demora 3 anos entre shows (incluindo "Vivo... para contarlo" um disco ao vivo) e outros eventos promocionais para lançar um novo disco de inéditas: "Por la Boca Vive el Pez", que vendeu 100 mil cópias nas 2 semanas seguintes a seu lançamento.

Em 2007 a banda dá uma parada e participa de um especial com Andres Calamaro (vejam pessoas, vejam. Indicação pessoal) chamado "Dos son multitud" que deu origem a um disco + DVD + Documentário.
O último trabalho lançado saiu ano passado e se chama "Antes de que cuente diez".



Fito já mostrou que se diverte com seus projetos músicais, e se eles dão certo, como é o caso dos Fitipaldis ele simplesmente curte e trabalha com mais afinco. Por esse e outros motivos (Como a qualidade musical por exemplo) fazem de Fito & Fitipaldis uma das grandes bandas espanholas dos últimos anos.

4 comentários:

  1. Karen disse...:

    Aos Fãs dos Fitipaldis: Sorry qualquer coisa, mas eu sou muito fã poser deles, só conhecia algumas músicas, então fica dificil entrar no clima né?

  1. Samuel disse...:

    Fito é muito bom cantor.

  1. Completando, do disco por la boca vive el pez eu indico as músicas Por la boca vive el pez, Acabo de llegar e Me equivocaria otra vez

    Ah, e o clipe de La casa por el tejado é muito bom... vale a pena ver (assim como o clipe de Acabo de llegar)

  1. Aleks disse...:

    Parabéns pelo blog, ele foi contemplado com o selo do Prêmio Dardos pelo blog Telenovelas Latinas. Acesse o link e saiba do que se trata.

    http://telenoveleiros.blogspot.com/2010/05/premio-dardos-um-reconhecimento_15.html

Postar um comentário